Como romper com o fatalismo
e a desesperança

As maiores barreiras para que uma
pessoa ou grupo se disponha a agir são
o fatalismo e a desesperança. O fatalismo
acaba gerando e justificando um
certo tipo de cinismo, uma vez que, por
causa dele, aceitamos conviver com
situações que condenamos. Por isso, o
seu antídoto é o apelo ao compromisso,
ao comportamento e aos valores éticos
das pessoas. Isso significa mostrar e
conseguir que as pessoas vejam que
existem situações com as quais não
podemos conviver, em relação às quais
não devemos ser tolerantes.
Quanto à desesperança, o remédio é
trabalhar o conceito de cidadania.
É ele que vai aumentar a segurança,
despertar a capacidade empreendedora
coletiva e fazer com que as pessoas
se sintam poderosas para produzir
mudanças. E aí é só começar, porque
os primeiros resultados vão reforçar e
ampliar esse sentimento.
Como romper com o
“costume com a ruindade”

“Talvez o mais trágico na sociedade
brasileira atual não seja a existência da
desigualdade, da miséria e da violência.
O mais trágico é a naturalidade com
que todos nós convivemos com esta
realidade”, escreveu Margarida Vieira em
artigo intitulado A banalização do mal
(Jornal Estado de Minas, 25/09/95).

Caetano Veloso também já cantou:
“Enquanto os homens exercem seus
podres poderes,/ morrer e matar de
raiva, de fome e de sede,/ são tantas
vezes/ gestos naturais”.
Esta é uma das maiores barreiras ao
processo de mobilização: o “costume
com a ruindade”, o sentimento de
que sempre foi assim, que outros já
tentaram (“Eu já vi este filme...”).
Romper com esse sentimento exige
assumir o destino e a construção da
ordem social. Aceitar que somos nós que
a criamos, com nossas ações, nossas
omissões e nossas permissões e
delegações para que outros ajam por
nós. Por isso, podemos modificar essa
ordem. A atitude de conformismo e de
não indignação só é rompida quando
assumimos nosso lugar como construtores
da ordem social: cidadãos. Por isso, as
informações e os argumentos de
convencimento, de compartilhamento
do imaginário, têm que ser dirigidos
às pessoas cidadãs, pessoas físicas,
solidárias na construção da realidade.
Os sentimentos a serem despertados
são de natureza ética e cidadã.
Jose Bernardo Toro & Nísia Maria Duarte
Werneck. Mobilização Social: um modo
de construir a democracia e a participação.

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL      

Legislação Educacional

  • Organização

    • Fundeb 53/2006 - Abrir
    • Emenda Constitucional nº 59/2009 - Abrir
    • Constituição Federal de 1988 - Abrir
    • Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Abrir
    • Decreto nº 6.253/2007 - Abrir
    • Decreto nº 6.278/2007 - Abrir
    • Lei nº 11.738/2008 - Abrir
    • Decreto nº 6.094/2007 - Abrir
    • Plano Nacional de Educação(PNE) Lei nº 13.005/2014 - Abrir
    • Lei nº 11.494/2007 - Abrir
    • Lei nº 9.424/1996 - Abrir
  • Carreira e Formação dos Profissionais

    • Projeto de Lei 2.826/2011 - Abrir
    • Parecer CNE/CB nº 09/2010 - Abrir
    • Decreto 6.755/2009 - Abrir
    • Resolução CEB/CNE nº 02/2009 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB n.º 02/1999 - Abrir
    • Parecer CEB nº 01/1999 - Abrir
    • Resolução CEB/CNE nº 05/2010 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 01/2008 - Abrir
    • Resolução CNE/CP n.º 01/2005 - Abrir
    • Resolução CNE/CP nº 01/2002 - Abrir
    • Parecer CNE/CP nº 27/ 2001 - Abrir
    • Parecer CNE/CP nº 09/2001 - Abrir
    • Parecer CNE/CP n.º 04/2004 - Abrir
    • Resolução CNE/CP n.º 02/2004 - Abrir
    • Resolução CNE/CP n.º 02/2002 - Abrir
    • Parecer CNE/CP nº 28/2001 - Abrir
    • Resolução CNE/CP n.º 01/2006 - Abrir
    • Parecer CNE/CP n.º 03/2006 - Abrir
    • Parecer CNE/CP n.º 05/2005 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB n.º 01/2003 - Abrir
  • Funcionários da Educação

    • Resolução nº 05/2005 - Abrir
    • Portaria Normativa 25/2007/MEC - Abrir
    • Resolução CEB/CNE nº 05/2010 - Abrir
    • Decreto nº 7.415/2010 - Abrir
    • Lei nº 12.014/2009 - Abrir
    • Dia Nacional dos Profissionais da Educação - Lei Nº 13.054 - Abrir
  • Currículo do Nível Básico: Etapas, Modalidades e Transversalidades

    • Resolução CNE/CEB nº 4/2010 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 22/1998 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 01/1999 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 04/1998 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 2/2012 - Abrir
    • Parecer CEB n.º 15/1998 - Abrir
    • Resolução n.º 3/1998 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 6/2012 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 18/2005 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 03/2005 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 01/2010 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 07/2010 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 02/1998 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 06/2010 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 05/2009 - Abrir
    • Lei 11.114/2005 - Abrir
  • Educação Profissional e Tecnológica

    • Parecer CNE/CEB nº 39/2004 - Abrir
    • Decreto nº 5.154/2004 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 4/2005 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 01/2005 - Abrir
    • Decreto nº 5.840/2006 - Abrir
    • Decreto nº 5.478/2005 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 03/2009 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 20/2005 - Abrir
  • Filosofia e Sociologia no Ensino Médio

    • Resolução CNE/CEB nº 04/2006 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 38/2006 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 01/2009 - Abrir
  • Educação e Relações étnico-raciais

    • Resolução CNE/CEB nº 01/2000 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 3/2010 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 02/2007 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 11/2000 - Abrir
    • Parecer CNE/CP nº 03/2004 - Abrir
    • Resolução CNE/CP nº 01/2004 - Abrir
    • Lei 10.639/2003 - Abrir
  • EJA e Educação a Distância

    • Parecer CNE/CEB nº 41/2002 - Abrir
    • Decreto nº 2.494/1998 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 4/2006 - Abrir
  • Educação Especial

    • Resolução CNE/CEB nº 02/2001 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 04/2009 - Abrir
    • Portaria nº 1.793/1994 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 17/2001 - Abrir
    • Decreto nº 3.956/2001 - Abrir
    • Lei nº 10.436/2002 - Abrir
    • Lei nº 10.098/2000 - Abrir
  • Educação do Campo

    • Resolução CNE/CEB nº 02/2008 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 01/2002 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 36/2001 - Abrir
  • Educação Indígena

    • Resolução CNE/CEB nº 5/2012 - Abrir
    • Resolução CEB nº 3/1999 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 14/1999 - Abrir
  • Educação e Religião

    • Parecer CNE/CP nº 97/1999 - Abrir
  • Educação Ambiental

    • Lei 9.795/1999 - Abrir
    • Resolução CNE/CP nº 2/2012 - Abrir
  • Educação e Direitos Humanos

    • Resolução CNE/CP nº 1/2012 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 8/2012 - Abrir
    • Resolução CNE/CEB nº 3/2012 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 04/2010 - Abrir
  • Assuntos Diversos

    • Parecer CNE/CEB nº 01/2007 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 23/2003 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 18/2012 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 2/2003 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 38/2002 - Abrir
    • Parecer CNE/CEB nº 24/2007 - Abrir

Fatos

Notícias

Série: Professor Ameaçado - do Jornal da Band

28-10-2012 10:18
  Série: Professor Ameaçado - do Jornal da Band O Jornal da Band levou ao ar a série "Professor ameaçado", que abordou, entre outros temas, a crescente violência protagonizada pelos jovens e o ambiente frágil e vulnerável das escolas...

Seminário: Carreira dos/as Trabalhadores em Educação e os rumos do sindicalismo no Brasil

27-10-2012 07:32
Seminário: Carreira dos/as Trabalhadores em Educação e os rumos do sindicalismo no Brasil Sexta-feira, 26 de Outubro de 2012 - 14:02h A carreira é fator decisivo para a Valorização dos trabalhadores e...

Carta Aberta aos Deputados e Deputadas Federais

26-10-2012 16:37
   Carta Aberta aos Deputados e Deputadas Federais   A verdadeira riqueza:   todos os royalties do petróleo devem financiar a educação pública     Brasil, 26 de outubro de 2012. Na manhã de ontem, 25 de outubro de 2012, o deputado Marco Maia...

Ag. Câmara: Câmara conclui votação do PNE, que amplia recursos da Educação

20-10-2012 07:42
Plano Nacional de Educação Ag. Câmara: Câmara conclui votação do PNE, que amplia recursos da Educação Brasil, 17 de outubro de 2012 A Câmara concluiu, nesta terça-feira (16), a votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), que...

Rede Brasil Atual: Plano Nacional de Educação só deverá ser aprovado em 2014, diz analista

20-10-2012 07:37
Plano Nacional de Educação Rede Brasil Atual: Plano Nacional de Educação só deverá ser aprovado em 2014, diz analista Brasil, 19 de outubro de 2012 Por: Cida de Oliveira São Paulo – O Plano Nacional de Educação (PNE), que segue para o...

Reajuste de piso de professores deve ser menor que o previsto

19-10-2012 20:35
Reajuste de piso de professores deve ser menor que o previsto O piso nacional dos professores deverá sofrer um reajuste menor que o previsto em razão da queda da arrecadação de tributos pelo governo. A expectativa no início do ano...

Cristovam Buarque reúne ideias para proposta de federalização da educação

19-10-2012 20:22
Cristovam Buarque reúne ideias para proposta de federalização da educação O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) voltou a defender em Plenário nesta quinta-feira (18) a federalização da educação básica como forma de dar início a uma...

Em destaque: os funcionários da educação

19-07-2012 17:21
Em destaque: os funcionários da educação Esta semana, o Departamento de Funcionários da CNTE (DEFE) inicia a série de encontros regionais, em Rondônia (20 e 21), a fim de debater as políticas da CNTE e de seus sindicatos filiados...

CATEGORIA ENCERRA ASSEMBLEIA SOB A AMEAÇA DE OPERAÇÃO POLICIAL. PROFESSORES PERMANECEM NA AL-BA. VEJA A CONTRAPROPOSTA

18-07-2012 23:02
CATEGORIA ENCERRA ASSEMBLEIA SOB A AMEAÇA DE OPERAÇÃO POLICIAL. PROFESSORES PERMANECEM NA AL-BA. VEJA A CONTRAPROPOSTA 18 de julho de 2012 8   A assembleia geral dos professores terminou há pouco. Em seu discurso, o coordenador-geral da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação...

Piso salarial nacional do magistério é tema de tese de doutorado

14-07-2012 11:28
Piso salarial nacional do magistério é tema de tese de doutorado A pesquisadora e ex-presidente da CNTE Juçara Vieira se tornou doutora em Educação pela Universidade de Brasília hoje (13), ao defender a primeira tese de doutorado do...
<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>