ZUMBI, NOSSO REFERENCIAL HISTÓRICO, POR NIVALDINO FELIX
18-11-2012 20:40
ARTE/CARTAZ: JACHSON JOSÉ
As organizações do movimento negro conseguiram um dos mais importantes feitos históricos quando estabeleceram o 20 de novembro como a data referencial do povo de origem africana, com isso joga o 13 de maio no ostracismo já que esta data simboliza a marca do opressor e nega a luta dos negros como principal responsável pela extinção do sistema escravagista no Brasil.
Para nós, Zumbi foi o grande comandante da sociedade Palmarina, é nosso eterno herói que lutou com bravura contra os opressores portugueses e holandeses em uma época em que a liberdade era conquistada com sangue e com luta.
Hoje, Zumbi é conhecido em toda diáspora africana como um dos mais importantes heróis latinos, já que comandou um quilombo aonde vivia mais de 30 mil habitantes, foi o quilombo com maior longevidade de toda a história, de 1600 a 1695.
Precisamos nessa data que homenageia Zumbi. Precisamos lembrar de outros de bravos seguidores que deram continuidade na luta pela liberdade do nosso povo como: Pacifico Licutam, da Revolta de Malês; João de Deus, da Revolta dos Búzios; Francisco Sabino, da Sabinada; Cosme Bento de Chagas, da Revolta de Balaio, no Maranhão; Zeferina, do Quilombo do Urubu; o Quilombo da negra Quariterê em Goiás; e muitos outros heróis de origem africana.
Portanto vamos todos juntos participar das comemorações da Semana da Consciência Negra
PROGRAMAÇÃO DA APLB-SINDICATO
1 – Dia 20 de Novembro – Caminhada do Campo Grande até o Terreiro de Jesus. A partir das 14 hora
2 – Dia 30 de Novembro – Lançamento da Revista LÁPIS DE COR
Na Casa de Angola, Baixa dos Sapateiros, em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros, às 18h30mi
3 – Homenagem a algumas lideranças negras
“A luta contra o racismo, não é uma mera luta,
Ela se traduz, em luta ideológica e política contra o
opressor”.
Nivaldino Felix
DIRETOR DE IMPRENSA DA APLB-SINDICATO